DENTÍCIAS

"O sorriso é um idioma universal;

em qualquer lugar do mundo, todos o entendem" Charles Chaplin







segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bruxismo: o stress refletido na boca

O bruxismo é um hábito parafuncional ( você faz sem sentir), inconsciente e espontâneo, podendo ocorrer em intervalos regulares, geralmente à noite. É uma lesão complexa, associada ao stress, ocorrendo em todas as idades, inclusive em crianças, em ambos os sexos.
O bruxismo pode se manifestar de três formas:
  • APERTAMENTO: geralmente ocorre durante o dia, provoca grande destruição do osso alveolar que suporta os dentes;
  • RANGIMENTO: mais frequente durante a noite, podendo também causar perda óssea e dentária (como na imagem acima);
  • BATIMENTO DOS DENTES: por ser um hábito sem continuidade, pois geralmente é um contato rápido e repetido, porém não muito frequente;

O bruxismo pode levar a desgastes , fraturas e deslocamentos de restaurações, da coroa e raiz dos dentes, perdas ósseas dores musculares, problemas na Articulção Temporomandibular (ATM), fratura de próteses, dores de cabeça, sensibilidade dentária, estalos na ATM, reabsorção dos raízes, entre outros sinais e sintomas.

Tenho observado durante meus atendimentos que os dentes estão permanecendo por mais tempo na boca, possivelmente devido a diminuição da cárie e dos antigos "hábitos" de extrair os dentes ao invés de tratá-los. Em consequência desta permanência os dentes estão sujeitos a outras lesões, como erosão e até mesmo o bruxismo.

Fique atento caso seus dentes começarem a diminuir de tamanho ou se seu esposo (a) se queixar que você está fazendo muito barulho com a boca ao dormir, procure seu dentista!

Um comentário:

  1. Ai que horror, eu tenho um leve bruxismo, descobri recentemente ao acordar toda madugrada rangendo os dentes... O pior é que eu tenho que fazer muito esforço mesmo pra parar :O

    Depois que vi essa foto fiquei com medo, vou correr pro dentista linda xD

    ResponderExcluir