DENTÍCIAS

"O sorriso é um idioma universal;

em qualquer lugar do mundo, todos o entendem" Charles Chaplin







sábado, 20 de março de 2010

Minha gengiva subiu. E agora?


Com o aumento do tempo de permanência dos dentes na boca, ( os dentistas atualmente realizam extrações somente em último caso, optando sempre pelo tratamento do dente. ) aumentaram os casos de retrações gengivais e lesões de erosão e abrasão nos dentes.
Como escrevi anteriormente, a retração gengival pode ser caqusadas pela a escovação feita com muita força, a utilização de escovas com cerdas duras e problemas de oclusão.
Quando a retração gengival ocorre (isso me lembra uma passagem do filme "Divã" onde a protagonista fala que com a idade tudo cai, a única coisa que sobe é a gengiva), ela pode causar desconforto na região, devido a exposição dos canalículos dentinários. Os canalículos são tubos muito finos que vão da superfície da dentina até a polpa, levando o estímulo da dor.
A retração compromete a estética, é sensível a escovação e principalmente ao frio. É importante saber que a gengiva uma vez retraída, não retorna mais ao seu lugar, deixando permanentemente uma área exposta no dente.
Se o paciente não for orientado devidamente e continuar a utilizar escovas duras e realizar uma escovação muito exagerada (com muita força), poderá ocasionar lesões nos dentes, como podemos observar na imagem. estas lesões devem ser restauradas, evitando a dor e melhoria da estética.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Qual é a melhor escova?



"Escova boa é escova dura para remover a sujeira do dente" - disse meu paciente."Esse negócio de escova macia comigo não funciona, não. Eu acabo gastando muita escova porque ela fica logo com as cerdas deformadas. Sabe, quando eu escovo é pra valer, não tem moleza, não!" - completou a frase.
Tive a impressão que ele estava tentando dizer: macho que é macho não usa escova macia!
Depois do susto, resolvi explicar a razão de usarmos escovas macias. "Nossa gengiva é muito sensível, assim quando você usa uma escova dura acaba agredindo e causando a retração gengival. Ela nunca mais volta ao seu lugar de origem e para completar, deixa exposta uma área muito sensível, chamado de colo dos dentes, provocando sensações dolorosas como quando bebemos algo muito gelado, por exemplo.
Além disso, a área que sofreu retração e está exposta não possui a proteção do esmalte. Se você continuar a escovar com uma escova muito dura naquela região poderá criar cavidades que poderão necessitar futuramente de restaurações."
Ele ficou me olhando, com uma cara de desconfiado e prometeu pensar no assunto.

Escovação









Inicie sua escovação pela face interna dos dentes, possicionando a escova em um ângulo de 45 graus (não precisa usar um compasso: encoste as cerdas da escova nos dentes e dê uma pequena inclinada). Faça movimentos da gengiva em direção aos dentes, como se quisesse "esticar" sua gengiva. Realize estes movimentos em todos os dentes de ambas as arcadas. Agora, repita estes movimentos na face externa dos dentes.
Para finalizar, escove com movimentos de vai vém a superfície oclusal (onde você mastiga) dos dentes posteriores.
Não esqueça de escovar a língua, e se quiser terminar com "chave de ouro" utilize um enxaguante bucal (bochecho) com flúor sem alcool. MOOLEEZAAA!!!

Como limpar minha escova de dentes


Alternativas corretas:
( ) com água, após a escovação;
( ) não se limpa. É melhor comprar outra;
( ) pra que limpar se vai sujar de novo?;
( ) nenhuma das alternativas anteriores;
Se você marcou a última opção, parabéns! Mas e aí, você sabe como limpar ou não?
É facíl: coloque uma pequena quantidade de hipoclorito de sódio (vulgarmente conhecida como água sanitária), mais ou menos dois dedos, em um copo com água. Mergulhe sua escova ( a cabeça, onde tem as cerdas!) nesta solução. Pode colocar todas as escovas da família: papai, mamãe, titia.. Deixe durante algumas horas.(recomendo fazer esta limpeza após a última escovação, assim as escovas ficarão de molho durante a noite). Não é necessário realizar esta limpeza todos os dias, faça duas vezes ao mês.

Prevenção não é perda de tempo.

Acho estranho quando pergunto aos meus pecientes:"Você sabe escovar os dentes? Sabe? quem te ensinou?" a maioria fica me olhando com cara de espanto (devem pensar que sou maluca fazendo uma pergunta tão ridícula dessas). Então pergunto novamente e vem a resposta: "sei,lá!" ou "acho que foi minha mãe." ou então " aprendi com a prática!". Quase não escuto a resposta que deveria ser a mais frequente de todas: "foi o meu DENTISTA!!". Será que não podemos perder o horário de uma consulta explicando como escovar os dentes, ou como limpar o aparelho ortodôntico ou prótese dental? Entendo que tempo é dinheiro,que os planos remuneram mal,entre outras desculpas que podemos inventar na tentativa de justificar este deslize. Mas ao explicar essas noções básicas percebo que a maoria não sabe escovar corretamente os dentes nem seus aparelhos ortodônticos muito menos suas próteses. Faça você mesmo o teste, caro colega: irá ficar surpreso como a sua clientela está mal informada.