DENTÍCIAS

"O sorriso é um idioma universal;

em qualquer lugar do mundo, todos o entendem" Charles Chaplin







sábado, 20 de março de 2010

Minha gengiva subiu. E agora?


Com o aumento do tempo de permanência dos dentes na boca, ( os dentistas atualmente realizam extrações somente em último caso, optando sempre pelo tratamento do dente. ) aumentaram os casos de retrações gengivais e lesões de erosão e abrasão nos dentes.
Como escrevi anteriormente, a retração gengival pode ser caqusadas pela a escovação feita com muita força, a utilização de escovas com cerdas duras e problemas de oclusão.
Quando a retração gengival ocorre (isso me lembra uma passagem do filme "Divã" onde a protagonista fala que com a idade tudo cai, a única coisa que sobe é a gengiva), ela pode causar desconforto na região, devido a exposição dos canalículos dentinários. Os canalículos são tubos muito finos que vão da superfície da dentina até a polpa, levando o estímulo da dor.
A retração compromete a estética, é sensível a escovação e principalmente ao frio. É importante saber que a gengiva uma vez retraída, não retorna mais ao seu lugar, deixando permanentemente uma área exposta no dente.
Se o paciente não for orientado devidamente e continuar a utilizar escovas duras e realizar uma escovação muito exagerada (com muita força), poderá ocasionar lesões nos dentes, como podemos observar na imagem. estas lesões devem ser restauradas, evitando a dor e melhoria da estética.

3 comentários:

  1. Dra, noto que os dentes das pessoas idosas, parecem desgastados, como se uma faca perdesse o fio de corte. Poderia falar como isso ocorre e como evitar ou se existe alguma solução pra que não cheguemos a isso?

    ResponderExcluir
  2. lima.rlk:
    Os dentes realmente se desgastam com o passar do tempo. Infelizmente essa condição é inevitável visto que ocorre ao longo de toda a vida.Para amenizar este desgaste é recomendado a confecções de restaurações melhorando a estética.

    ResponderExcluir