DENTÍCIAS

"O sorriso é um idioma universal;

em qualquer lugar do mundo, todos o entendem" Charles Chaplin







quinta-feira, 18 de março de 2010

Qual é a melhor escova?



"Escova boa é escova dura para remover a sujeira do dente" - disse meu paciente."Esse negócio de escova macia comigo não funciona, não. Eu acabo gastando muita escova porque ela fica logo com as cerdas deformadas. Sabe, quando eu escovo é pra valer, não tem moleza, não!" - completou a frase.
Tive a impressão que ele estava tentando dizer: macho que é macho não usa escova macia!
Depois do susto, resolvi explicar a razão de usarmos escovas macias. "Nossa gengiva é muito sensível, assim quando você usa uma escova dura acaba agredindo e causando a retração gengival. Ela nunca mais volta ao seu lugar de origem e para completar, deixa exposta uma área muito sensível, chamado de colo dos dentes, provocando sensações dolorosas como quando bebemos algo muito gelado, por exemplo.
Além disso, a área que sofreu retração e está exposta não possui a proteção do esmalte. Se você continuar a escovar com uma escova muito dura naquela região poderá criar cavidades que poderão necessitar futuramente de restaurações."
Ele ficou me olhando, com uma cara de desconfiado e prometeu pensar no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário