DENTÍCIAS

"O sorriso é um idioma universal;

em qualquer lugar do mundo, todos o entendem" Charles Chaplin







quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dá pra relaxar no dentista?


Respondendo a pergunta acima: sim, é possível relaxar na cadeira do dentista.

Sei que é difícil acreditar nesta afirmação. A odontologia evoluiu muito no decorrer dos anos e a preocupação atual é oferecer aos pacientes um tratamento rápido, de qualidade com o mínimo de desconforto.

Como sempre fui favorável a esta linha de raciocínio (acho que "virei" dentista devido ao medo que tinha do"meu" dentista) sempre busquei fornecer o maxímo de conforto aos meus pacientes.

Há dois anos atrás comprei um óculos que possui uma tela de LCD. Em consultas mais prolongadas, coloco um DVD, geralmente de clipes musicais (verifico a preferência do paciente - senão vira tortura!) e o paciente fica vendo o DVD durante a consulta. Realmente é uma tranquilidade, tanto para o dentista quanto para o paciente.

Minha última aquisição foi uma esteira de massagens que adaptei a cadeira odontológica. Meus pacientes (que adoram novidades) acharam muito relaxante realizar o tratamento odontológico enquanto curtem uma massagem. Alguns até dormem!!

Apesar de toda essa tecnologia, acho que o mais importante é o dentista explicar passo a passo tudo que irá acontecer e interromper sempre que perceba qualquer desconforto do seu paciente.


sábado, 30 de outubro de 2010

Eleições

Amanhã ocorre a eleição para presidente do Brasil. Espero que todos votem conscientes da responsabilidade que a eleição representa. Boa votação!







Extrair ou não, eis a questão!


Muitos pacientes procuram o consultório com uma dúvida frequente: É realmente necessário extrair os sisos (3os molares) que não nasceram ou estão nasceram parcialmente na boca?
Quando os dentes apresentam parte da coroa visível (ou seja, o dente atravessou parte do osso e gengiva, estando com aparente na boca) ele é chamado de semi-incluso ou semi-impactado. Quando não observamos o dente na boca porém sabemos que ele existe (geralmente através de radiografias) ele é chamado de incluso ou impactado. Ele está dentro do osso, "deitado em berço esplêndido", quietinho...
Então, porque mexer com quem tá quieto? - dizem os mais cautelosos.
Pois bem! A permanência ou a retirada de elementos semi-inclusos e inclusos deve ser indicada quando existem inflamações frequentes na região periodontal envolvendo o dente em questão. Não é difícil encontrarmos pacientes com a área do 3o. molar inflamada, extremamente dolorida, com dificuldade de abrir a boca ( conhecida como trismo)para realizar o exame.
A indicação cirúrgica também ocorre quando verificamos a presença de processos patológicos envolvendo o dente incluso ou semi-incluso, como abcessos, cistos, tumores, entre outros.
Devido a posição desfavorável de dentes inclusos ou semi-inclusos podemos encontrar extensas cáries ( a dificuldade de higienização é imensa) e alguns casos observamos a ocorrência de reabsorção interna das raízes do dente vizinho devido a pressão causada pelos dente incluso. Nestes casos a indicação de extração destes elementos deve ser feita.
A exodontia também pode ser indicada em tratamentos ortodônticos ( por falta de espaço, desalinhamento de dentes, etc) ou protéticos ( má oclusão, extrusão de dentes,por exemplo).

sábado, 17 de julho de 2010

Tratamento e retratamento de canal: imagens

A primeira radiografia mostra que os molares necessitam de retratamento de canal. Observar que o material obturador (imagem branca no interior da raiz ) não chegou até o final do dente e ambas as raízes apresentam lesões ( área escura ao redor das raízes).
Segunda radiografia, já com os canais retratados.


A primeira radiografia visualizamos dentes necessitando de tratamento de canal.
A segunda demonstra o tratamento sendo realizado com a introdução material obturador que irá preencher o lugar da polpa, realizando um vedamento do canal.
Última radiografia mostra os canais já finalizados.






O dente não doi, por que fazer o canal então?



Muitas vezes o paciente questiona o dentista com esta dúvida. Será que um dente que está com problema de canal sempre dói?

O dente é formado por diversas estruturas nobres e dentre elas a mais importante é a polpa. Ela se localiza na parte central e conduz os estímulos nervosos, nutre e induz a formação de dentina. Uma vez danificada, infectada ou morta é necessário o tratamento de canal.

Este tratamento consiste na remoção da polpa, limpeza e preenchimento do espaço por um material chamado guta percha.

Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada pode levar a formação de um abcesso que destroi o osso que circunda o dente, caracterizado geralmente por pus, inchaço e dor.

Muitas vezes este abcesso não se manifesta, ficando "adormecido",com poucos sinais clínicos evidentes (o mais comum é o escurecimento da cor do dente) . Quando isso ocorre normalmente se forma no final da raiz lesões como cistos e granulomas.

Os casos mais comuns para o tratamento de canal são: cárie, fratura de dente e trauma dental (recente ou antigo).

Para determinar se ocorreu o sucesso ou fracasso no tratamento de canal é necessário radiografias periódicas para verificar a regressão das lesões e a regeneração do osso. Um dente com o canal tratado pode durar toda a vida.
Imagem: 1 - dente com lesão, 2 - tratamento de canal, 3 - dente com canal tratado e reparação óssea.



domingo, 9 de maio de 2010

Protetores Esportivos


Uuuiiii! Dá dor só em olhar, não é? Imagine o que deve ter acontecido com os dentes deste pobre rapaz?
Com o aumento das atividades esportivas e do número de praticantes, os riscos de traumas também crescem e elevam estas estatísticas.A alta competitividade e o contato físico exigido por certas modalidades, aumentam a chance do atleta sofrer colisões e impactos. Os esportes que mais oferecem riscos são futebol, boxe, basquete, handebol, polo aquático, judô, karatê, e outras lutas de contato em geral.
Na boca as lesões podem ser variadas: cortes nos lábios, língua, bochecha e rosto, quebra e perda dos dentes, fratura da mandíbula, entre outras lesões.
Quem já adota o uso de protetores bucais são as seleções brasileiras de handebol feminino, boxe e tae-kwondo. No futebol, destaque para o goleiro Fábio .
Vale a pena previnir. Meu filho, atual praticante de tae-kwondo já entrou na onda dos protetores.

Aparelho para emagrecer?


Alguns dias atrás, pesquisando assuntos interessantes para postar no blog, lembrei de uma reportagem que havia lido sobre um aparelho que auxiliava na redução de peso. O aparelho é semelhante a um aparelho ortodôntico removível, sendo composto de uma placa de resina acrílica que se encaixa no céu da boca.
O aparelho deve ser colocado 20 minutos antes das refeições, e devido ao aumento da salivação, o cérebro envia uma resposta de saciedade, diminuindo assim a vontade de comer. O aparelho também deve ser usado durante as refeições, dificultando a deglutição e obrigando ao paciente a comer mais devagar.
Acho que realmente este aparelho deve reduzir o ganho de peso, pois muitos pacientes que iniciam o uso de prótese parciais ou totais que encobrem parcialmente ou totalmente o céu da boca relatam algum desconforto devido a diminuição do paladar ( diminuindo o "prazer" da alimentação) e o aumento da salivação.
Porém, como tudo na vida, como os pacientes acabam se acostumando ao uso das próteses acredito que os portadores do aparelho para a redução do peso também acabam se acostumando ao mesmo, perdendo assim sua finalidade.
Vale a pena experimentar, principalmente se você além de reduzir suas medidas , realizar também uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ausência

Desculpe minha ausência mas tive uma crise da labirintite que me impediu de trabalhar e atualizar meu blog.
Estou me recuperando, agradeço pelos inúmeros telefonemas de preocupação e espero que essa tonteira passe em breve.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Boa noite!!


Diferença de Gegivite e Periodontite


Após inúmeras solicitações, achei esta foto que de demonstra a diferença entre a gengivite (1a. foto) e periodontite (2a. foto).
A gengivite é uma inflamação na gengiva, geralmente causada pelo acúmulo de restos de alimento e bactérias (conhecido como placa bacteriana) na região da gengiva devido a uma escovação inadequada. A gengiva encontra-se inflamada, vermelha, inchada, dolorida, podendo sangrar espontaneamente ou ao toque. Quando o paciente melhora sua escovação o quadro da gengivite regride, ou seja a gengiva volta a coloração e textura normal .(cor rosa pálido e textura de "casca de laranja").
A periodontite é uma inflamação no periodonto, ou seja, no tecido que suporta o dente, causada pelo acúmulo de tártaro. O tártaro é a placa bacteriana endurecida. A periodontite leva a perda óssea e a destruição do ligamento periodontal e da gengiva, causando retrações gengivais, mobilidade dentária, presença de sangramento, sensibilidade dentinária, infecções, mal hálito, dor, edema, perda dos dentes entre outros sintomas.
O tratamento a gengivite é facil: basta escovar bem seus dentes. Porém o tratamento da periodontite só deve ser realizado pelo seu dentista.

SOS DENTADURA


Por acaso sua prótese está semelhante a da foto cima ( pertencia a George Washington)?
Se estiver, está na hora de você ir ao dentista e troca-la por uma nova.
As próteses totais (ou dentadura) e as próteses parciais possuem , como tudo na vida, um prazo de validade. Geralmente, se você tiver cuidado durante a assepcia e manuseio , duram em torno de 5 anos. Observe se os dentes estão muito desgastados , se a resina que cobre os mesmos está pigmentada, se existem fraturas, se está muito frouxa . Estes são alguns sinais característicos que indicam que sua prótese deve ser trocada.
A utilização de próteses mal adaptadas pode causar lesões na Articulação Temporomandibular, nos tecidos da boca (inclusive causar lesões sérias como o cancer), prejudicar a fala, a estética e a mastigação. Fique atento!!

O preço da odontologia

Quando vi essa tirinha fiquei extremamente preocupada: será que os preços que cobramos em nossos consultórios estão elevados?

Parei pra pensar: uma restauração custa de R$ 30,00 a R$ 160,00 reais (dependendo do custo e avaliação de cada profissional), mas quanto custa fazer o pé e a mão em um salão de beleza? Em torno de R$ 20 reais! E só vai durar uma semana!
Uma escova simples para um dia de festa deve estar em torno de R$30 reais e acaba quando você decide lavar o cabelo. Uma escova mais chique como a progressiva, marroquina, de chocolate entre outras ou umas mechas geram em torna de R$ 150 a 300 reais! Duram em média dois meses.

AHH, já sei! Você é homem e não faz estas coisas? Tudo bem!! Quanto será que você gasta de chopp durante a semana? Aquela saidinha pra comer uma pizza? Uns R$80,00 (se a família comer pouco). Assistir um jogo no MARACA sai em torno de R$ 40 reais! Lavar o carro? Uns R$ 20,00.
Pare e pense: todos os procedimentos executados no consultório odontológico tem um prazo de validade relativamente longo, visto que você usa a sua boca todo o santo dia, além da mesma ser seu cartão de visitas em qualquer ocasião. Como exemplo posso citar que próteses e restaurações duram em média 5 anos (restaurações de de amálgama duram uns 20!).
Então, onde você anda gastando o seu dinheiro?




Bruxismo: o stress refletido na boca

O bruxismo é um hábito parafuncional ( você faz sem sentir), inconsciente e espontâneo, podendo ocorrer em intervalos regulares, geralmente à noite. É uma lesão complexa, associada ao stress, ocorrendo em todas as idades, inclusive em crianças, em ambos os sexos.
O bruxismo pode se manifestar de três formas:
  • APERTAMENTO: geralmente ocorre durante o dia, provoca grande destruição do osso alveolar que suporta os dentes;
  • RANGIMENTO: mais frequente durante a noite, podendo também causar perda óssea e dentária (como na imagem acima);
  • BATIMENTO DOS DENTES: por ser um hábito sem continuidade, pois geralmente é um contato rápido e repetido, porém não muito frequente;

O bruxismo pode levar a desgastes , fraturas e deslocamentos de restaurações, da coroa e raiz dos dentes, perdas ósseas dores musculares, problemas na Articulção Temporomandibular (ATM), fratura de próteses, dores de cabeça, sensibilidade dentária, estalos na ATM, reabsorção dos raízes, entre outros sinais e sintomas.

Tenho observado durante meus atendimentos que os dentes estão permanecendo por mais tempo na boca, possivelmente devido a diminuição da cárie e dos antigos "hábitos" de extrair os dentes ao invés de tratá-los. Em consequência desta permanência os dentes estão sujeitos a outras lesões, como erosão e até mesmo o bruxismo.

Fique atento caso seus dentes começarem a diminuir de tamanho ou se seu esposo (a) se queixar que você está fazendo muito barulho com a boca ao dormir, procure seu dentista!

domingo, 4 de abril de 2010

Boa Páscoa


Desejo a todos uma ótima Pascoa, com muito amor, paz , harmonia e com muitos ovos de chocolate!!! (afinal de contas, os dentistas também precisam trabalhar, né?)

Restaurações Estéticas


Esta semana chegou uma paciente em meu consultório solicitando a troca de todas as restaurações de amálgama por restaurações estéticas, ou seja, da cor do dente.
Perguntei a paciente o porque das trocas e ela prontamente me respondeu: "Dra., essas restaurações são muito feias, escuras, parece até que eu estou com cárie."
As restaurações só devem ser trocadas caso as mesmas estejam comprometidas, como a presença de fraturas ou cáries, má adaptação e infiltrações. A estética deve ser levada em conta, porém não pode ser o único fator a desencadear a troca das mesmas. O paciente deve saber que ao trocarmos uma restauração, sempre ocorre desgaste do tecido dentário, ou seja, se a restauração a ser trocada for muito grande ou profunda existe o risco do dente necessitar de um tratamento de canal.
Quanto a resistência, as restaurações de amálgama são mais resistentes e duradouras que as resinas, que geralmente duram por volta dos cinco anos, enquanto que as de amálgama duram muito mais. Quem não tem restaurações de amalgama feitas ainda na infância na boca?
Troque suas restaurações somente quando necessário ou segundo a orientação de seu dentista.




sábado, 20 de março de 2010

Minha gengiva subiu. E agora?


Com o aumento do tempo de permanência dos dentes na boca, ( os dentistas atualmente realizam extrações somente em último caso, optando sempre pelo tratamento do dente. ) aumentaram os casos de retrações gengivais e lesões de erosão e abrasão nos dentes.
Como escrevi anteriormente, a retração gengival pode ser caqusadas pela a escovação feita com muita força, a utilização de escovas com cerdas duras e problemas de oclusão.
Quando a retração gengival ocorre (isso me lembra uma passagem do filme "Divã" onde a protagonista fala que com a idade tudo cai, a única coisa que sobe é a gengiva), ela pode causar desconforto na região, devido a exposição dos canalículos dentinários. Os canalículos são tubos muito finos que vão da superfície da dentina até a polpa, levando o estímulo da dor.
A retração compromete a estética, é sensível a escovação e principalmente ao frio. É importante saber que a gengiva uma vez retraída, não retorna mais ao seu lugar, deixando permanentemente uma área exposta no dente.
Se o paciente não for orientado devidamente e continuar a utilizar escovas duras e realizar uma escovação muito exagerada (com muita força), poderá ocasionar lesões nos dentes, como podemos observar na imagem. estas lesões devem ser restauradas, evitando a dor e melhoria da estética.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Qual é a melhor escova?



"Escova boa é escova dura para remover a sujeira do dente" - disse meu paciente."Esse negócio de escova macia comigo não funciona, não. Eu acabo gastando muita escova porque ela fica logo com as cerdas deformadas. Sabe, quando eu escovo é pra valer, não tem moleza, não!" - completou a frase.
Tive a impressão que ele estava tentando dizer: macho que é macho não usa escova macia!
Depois do susto, resolvi explicar a razão de usarmos escovas macias. "Nossa gengiva é muito sensível, assim quando você usa uma escova dura acaba agredindo e causando a retração gengival. Ela nunca mais volta ao seu lugar de origem e para completar, deixa exposta uma área muito sensível, chamado de colo dos dentes, provocando sensações dolorosas como quando bebemos algo muito gelado, por exemplo.
Além disso, a área que sofreu retração e está exposta não possui a proteção do esmalte. Se você continuar a escovar com uma escova muito dura naquela região poderá criar cavidades que poderão necessitar futuramente de restaurações."
Ele ficou me olhando, com uma cara de desconfiado e prometeu pensar no assunto.

Escovação









Inicie sua escovação pela face interna dos dentes, possicionando a escova em um ângulo de 45 graus (não precisa usar um compasso: encoste as cerdas da escova nos dentes e dê uma pequena inclinada). Faça movimentos da gengiva em direção aos dentes, como se quisesse "esticar" sua gengiva. Realize estes movimentos em todos os dentes de ambas as arcadas. Agora, repita estes movimentos na face externa dos dentes.
Para finalizar, escove com movimentos de vai vém a superfície oclusal (onde você mastiga) dos dentes posteriores.
Não esqueça de escovar a língua, e se quiser terminar com "chave de ouro" utilize um enxaguante bucal (bochecho) com flúor sem alcool. MOOLEEZAAA!!!

Como limpar minha escova de dentes


Alternativas corretas:
( ) com água, após a escovação;
( ) não se limpa. É melhor comprar outra;
( ) pra que limpar se vai sujar de novo?;
( ) nenhuma das alternativas anteriores;
Se você marcou a última opção, parabéns! Mas e aí, você sabe como limpar ou não?
É facíl: coloque uma pequena quantidade de hipoclorito de sódio (vulgarmente conhecida como água sanitária), mais ou menos dois dedos, em um copo com água. Mergulhe sua escova ( a cabeça, onde tem as cerdas!) nesta solução. Pode colocar todas as escovas da família: papai, mamãe, titia.. Deixe durante algumas horas.(recomendo fazer esta limpeza após a última escovação, assim as escovas ficarão de molho durante a noite). Não é necessário realizar esta limpeza todos os dias, faça duas vezes ao mês.

Prevenção não é perda de tempo.

Acho estranho quando pergunto aos meus pecientes:"Você sabe escovar os dentes? Sabe? quem te ensinou?" a maioria fica me olhando com cara de espanto (devem pensar que sou maluca fazendo uma pergunta tão ridícula dessas). Então pergunto novamente e vem a resposta: "sei,lá!" ou "acho que foi minha mãe." ou então " aprendi com a prática!". Quase não escuto a resposta que deveria ser a mais frequente de todas: "foi o meu DENTISTA!!". Será que não podemos perder o horário de uma consulta explicando como escovar os dentes, ou como limpar o aparelho ortodôntico ou prótese dental? Entendo que tempo é dinheiro,que os planos remuneram mal,entre outras desculpas que podemos inventar na tentativa de justificar este deslize. Mas ao explicar essas noções básicas percebo que a maoria não sabe escovar corretamente os dentes nem seus aparelhos ortodônticos muito menos suas próteses. Faça você mesmo o teste, caro colega: irá ficar surpreso como a sua clientela está mal informada.